Gestão de Mudança nas Organizações
de TI
A Gestão da Mudança
organizacional tornou-se um factor determinante para se conseguir uma vantagem
competitiva em sectores com uma forte componente do conhecimento, como é o caso
de Organizações cujo o negócio é a prestação de serviços fazendo uso de TI.
É frequente actualmente vermos diversas organizações preocupadas com seus rendimentos, devido ao rompimento das fronteiras de negocio impostas péla globalização da economia. Muitas delas veem-se no andamento das coisas (posicionamento) outras devidamente informadas acompanham as mudanças identificando os drivers, seja eles internos ou externos a organização (Movimento).
Para além dos indicadores da sociedade de informação, algumas vezes é internamente que se verificam impulsionadores a mudança. A era actual pode de alguma forma camuflar no tempo os sinais devida a aceleração decorrentes da Transformação Digital em curso. Para entender melhor o que se passa dentro das organizações, recorro ao principio de Einstein, em que tudo inicia no início, com uma aritmética simples (2+2=4). Então, para falar resumidamente sobre isso, recorri ao Chiavenato.
Tipos de Mudança nas Organizações
No
contexto empresarial, vários factores externos e ou internos podem causar mudanças.
Chiavenato (2006) afirma que os processos de mudanças organizacionais iniciam
com o surgimento de forças exógenas e endógenas e que as mudanças podem ser de
quatro tipos, Mudanças na Estrutura Organizacional, Mudanças na Tecnologia,
Mudanças na Cultura Organizacional e Mudanças no Produto e Serviços. Estas
mudanças conduzem a um melhoramento do desempenho organizacional (figura 2).
Figura 2 Quatro tipos de Mudança Organizacional. [Chiavenato 2006] |
Processos de Mudança
Organizacional
A administração de mudanças
começa péla avaliação dos conceitos à cima mencionados a partir da identificação
dos factores externos tais como as novas exigências do mercado, da economia globalizada,
do surgimento de novas tecnologias, dos consumidores e da competição. Consequentemente,
também um levantamento dos factores internos nomeadamente a questão da tomada
de decisões, actividades internas, demanda de novos processos e tecnologias, de
novos produtos e serviços e o aprimoramento de suas qualidades.
Após esta avaliação segue a identificação da necessidade de mudança, onde se verifica então, o que realmente deve ser mudado, sua estrutura organizacional, cultura organizacional, mudança na tecnologia, nos produtos ou serviços, isto é, faz-se um diagnóstico da mudança e posteriormente a implementação da mudança (Figura 3).
Figura 3 Etapas de Mudança Organizacional [Chiavenato, 1999] |
Um dos grandes factores que conduzem a mudanças nas organizações é a sustentabilidade, e no caso concreto aquelas tuteladas pêlo governo, visto que as mesmas sobrevivem a base de doações e ou de uma participação minguada do governo.
Deste modo, urge então introduzir novos serviços que produzam valor para instituição e melhorar os serviços prestados. O uso de tecnologia de ponta e a importação do conhecimento também está na origem deste processo, para além do facto da necessidade de diminuição dos custos operacionais.
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Estrategia Organizacional: Do posicionamento ao Movimento
Nelson Santos António (Autor) 3ª Edição Edição em Português
Teoria Geral da Administracao
Deste modo, urge então introduzir novos serviços que produzam valor para instituição e melhorar os serviços prestados. O uso de tecnologia de ponta e a importação do conhecimento também está na origem deste processo, para além do facto da necessidade de diminuição dos custos operacionais.
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Nelson Santos António (Autor) 3ª Edição Edição em Português
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